quarta-feira, 27 de julho de 2011

Vazio Humano

   
O ser humano busca preencher o vazio interior com muitos itens, como drogas, riquezas, trabalho, família, conhecimento, beleza, prazer… Mas mesmo todos estes itens juntos não darão a resposta, não completarão o vácuo como fala o pequeno príncipe: não encontram o que procuram… É preciso buscar com o coração…A felicidade plena á algo espiritual, por isso, itens passageiros não completam e não colocam um propósito para a existência humana. Onde seria possível encontrar tal resposta? Será que existe algo onde é declarado claramente o sentido da vida?Somente na Palavra Divina, somente na bondade infinita de Deus pode-se encontrar a felicidade completa. Somente na Bíblia o ser humano percebe que faz parte do amor de Deus, pode sentir-se incluído em um grupo bastante significativo, encontra conforto, tranquilidade, alimento para o comportamento e reposta para sua inquietude.
A felicidade completa consiste no conhecimento de Deus, até mesmo porque “a perfeição última de um ser consiste em unir-se ao seu princípio”  e o princípio do ser humano é Deus, criado a imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:26).
É com dedicação que se encontra respostas paradiferentes questões, mas para a grande questão do sentido da vida, uma pergunta eterna e infinita só uma resposta é possível, somente O Eterno e Infinito Deus pode ser esta resposta. Poucas coisas podem aquecer o coraçãocomo o texto de Jeremias no capítulo 31 verso 3 onde o Senhor fala: comamor eterno te amei, e com bondade te atraí.
Mesmo Antoine de Saint-Exupéry percebe a única resposta possível para a eterna pergunta do interior humano, a busca pela completude. Os seres humanos são belos, mas frágeis, exatamente como uma flor. E como a rosa do livro há alguém que ama este ser fraco, frágil e tão cheio de defeitos, o Príncipe.
Para o Príncipe o homem, individualmente é: “Ela sozinha é, porém, mais importante que vós todas, pois foi a ela que eu reguei. Foi a ela que pus sob a redoma. Foi a ela que abriguei com o paravento. Foi dela que matei as larvas. Foi a ela que eu escutei queixar-se ou gabar-se, ou mesmo calar-se algumas vezes. Ela é a minha rosa.”
O amor do Príncipe era tão enorme que optou por morrer para estar ao lado de sua rosa, o Grande Príncipe fez exatamente a mesma escolha, optou por morrer para ter o homem ao seu lado. Quem é o Príncipe não é um mistério tão grande, e para quem ama o Príncipe a vida toma sentido e o vazio desaparece.
O ponto é saber como desenvolver amor pelo Príncipe. Deus ama a todos, individualmente, conhecendo cada detalhe da vida, até mesmo os pequenos, como quantos fios de cabelo se têm. Mas Ele criou o ser humano com liberdade de escolha, então o amor ao divino não é automático, é uma opção.
Para começar a amar o Príncipe é preciso escolher amá-Lo e permitir que Ele se achegue. O processo pelo qual se passa é permitir ser cativado, permitir criar laços… Mas cria-se afeição somente pelo o que se conhece e experimenta.
O primeiro passo seria conhecer o Príncipe, Ele é tão maior que o entendimento humano que somente é possível compreendê-lo em partes com a guia e a ajuda do Espírito Santo. O caminho é a Palavra, pois é nela que Ele se revela. Então é necessário lê-la e ao fazê-lo encontrar-se-á as peças para montar este quebra cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário